quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tizen OS, mais um sistema para dispositivos móveis

Cada dia que passa fica mais difícil de saber qual sistema móvel escolher na hora de comprar um dispositivo móvel, seja ele Tablet ou Smartphone, além das especificações técnicas será preciso saber qual sistema roda melhor, é mais leve, oferece mais recursos e mais aplicativos. Para competir com os sistemas móveis já consagrados do mercado como o Android e o iOS, surge o Tizen OS.

O Tizen OS é um sistema móvel de código aberto baseado em HTML5 desenvolvido pela Linux Foundation, com intensão de funcionar em Tablets, Smartphones, Smart TVs e Netbooks. O projeto é financiado pela Intel e Samsung.

O sistema é capaz de rodar tanto aplicativos que rodam direto da web sem precisar instala-los, como aqueles nativos que são instalados no sistema, isso graças ao HTML5 junto com outras linguagem de programação como: C++, C e Java. Tem suporte para rodar nas arquiteturas ARM e x86, ampliando as opções de dispositivos que poderão rodar o Tizen OS.

Sua primeira versão foi lançado em abril de 2012, a 1.0 Larkspur, em fevereiro de 2013 surgiu a versão 2.0 Magnólia e em maio de 2013 saiu a versão atual 2.1 chamada de Nectarina.

Depois de algum tempo de amadurecimento começou a aparecer dispositivos rodando o novo sistema, como no Smartphone da Samsung, um provável Galaxy S3, a empresa pretende lançar novos aparelhos com o Tizen OS rodando de fábrica ainda em 2013, também ele é visto rodando em um notebook Intel Ivy. Mas o primeiro dispositivo a ser lançado oficialmente não foi da Samsung e muito menos da Intel, e sim de uma empresa japonesa chamada de Systena, ela vai comercializar um Tablet de 10.1 polegadas em breve.



Ainda sem nome, o dispositivo terá processador com quatro núcleos Cortex A9 de 1.4GHz, memória RAM de 2GB DDR3, armazenamento interno de 32GB mais expansão via microSD, câmera traseira de 2 megapixels e frontal de 0.3 megapixels, Wi-Fi e a resolução da tela será de 1920 por 1200 pixels. No vídeo abaixo o sistema parece ser lento, porém é um protótipo e melhorias serão feitas.

                           

O Tablet será vendido apenas no mercado japonês, até o momento não foi divulgado mais detalhes, nem o seu preço.

Fonte: LinuxGismoz/Engadget

Leia também:
Quais são os sistemas para aparelhos móveis?

Keon é o primeiro Smartphone com o sistema Firefox OS

Conheça o Smartphone Peak com sistema Firefox OS

Mozilla lança seu primeiro Tablet com Firefox OS

Smartphones com sistema Firefox OS tem vendas iniciadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...